Equipamento de Mergulho Autônomo: Veja fotos e saiba mais!

Em nossa matéria “tudo sobre mergulho”, vimos como funciona a flutuabilidade e todos os detalhes envolvidos na prática de mergulhar. Agora veremos juntos do que é composto o equipamento de mergulho autônomo e como funciona cada aparelho para mergulhador desde a máscara snorkel ao tubo de ar comprimido com regulador e demais itens!

Máscara de Mergulho Autônomo

Sem dúvidas, você perceberá que precisa de uma máscara de mergulho snorkel para ver claramente sob a água porque seus olhos não conseguem focar quando estão submersos. Assim que aprender como mergulhar, você pode escolher entre muitos tipos diferentes de máscara para mergulho com respirador – o importante é não economizar.

mascara de mergulho autonomo
máscara de mergulho autônomo com presilha

Ao escolher este equipamento de mergulho autônomo, invista em uma máscara que se adapte confortavelmente e adequadamente ao seu rosto. Qualquer aparelho de mergulho, especialmente uma máscara que machuca ou permite entrada de água, por exemplo, estraga a diversão quando se está mergulhando no fundo do mar.

Como usar máscara de mergulho

Se você não estiver em uma escola de mergulho e precisa de ajuda, para checar o encaixe, coloque a máscara de mergulho gentilmente contra o seu rosto e inale pelo nariz. Similar ao óculos de mergulho, ela deve ficar presa pela sucção, sem a necessidade de pressionar ou mexer na máscara para mergulhar.

como usar mascara de mergulho
homem experimentando máscara de mergulho autônomo

Quando você comprar sua máscara, a qual faz parte do equipamento de mergulho autônomo, antes de utilizá-la, esfregue com cuidado a parte interior do vidro usando pasta de dente ou outro limpador de sua preferência. Isso ajuda a remover a proteção química deixada pelos fabricantes e a desembaçar sua máscara de mergulho snorkel toda vez que estiver mergulhando.

Snorkel para mergulho autônomo

Com um cilindro em suas costas, você deve imaginar porque um snorkel é um equipamento de mergulho autônomo obrigatório. Primeiro, esse dispositivo utilizado em todas as empresas de mergulho em Salvador, permite a você nadar ou descansar na superfície com seu rosto na água sem gastar ar de seu cilindro. Segundo, se a água estiver um pouco agitada, geralmente é mais fácil respirar com um snorkel de mergulho no mar em sua boca porque menos água entrará.

snorkel para mergulho autonomo
menino demonstrando uso de snorkel para mergulho autônomo

Snorkel como funciona: é basicamente um tubo com um bocal em sua ponta. Um snorkel próprio para mergulho será largo o suficiente para você respirar facilmente, tendo mais ou menos 43 cm (17 polegadas) de comprimento e curvas suaves para amenizar a resistência respiratória.

Como usar snorkel: coloque seu snorkel do lado esquerdo da máscara com a presilha, pois o regulador vem sobre o ombro direito com o equipamento de mergulho autônomo. Cuide de seu snorkel, enxaguando-o em água doce juntamente com sua máscara e qualquer outro material de mergulho!

Nadadeiras para mergulho autônomo

A menos que você calce 58, será preciso usar nadadeira de mergulho para prover uma superfície larga que seus poderosos músculos da perna poderão empurrar contra a água e movê-lo(a) através dela. Existe uma infinidade de nadadeiras (que alguns chamam de pé de pato para mergulho), tamanhos, materiais, rigidez, chanfros, etc, estão nossos orientadores NAUI podem ajudá-lo durante a aula de mergulho no mar a escolher a sua.

nadadeiras para mergulho autonomo
exemplos de nadadeiras para mergulho autônomo

Nadadeiras de mergulhador fechadas são convenientes e confortáveis em se tratando de águas quentes, onde você não precisa de um equipamento de mergulho autônomo com proteção adicional a seus pés enquanto mergulha no mar. Mas muitos mergulhadores optam por nadadeiras de mergulho autônomo abertas com botas de neoprene, as quais esquentam o pé e proporcionam proteção extra quando você está indo até (ou vindo do) seu ponto de mergulho.

Dica: quando estiver experimentando sua nadadeira para mergulhar, tenha certeza de que a calçadeira chega ao ponto em que seu tornozelo encontra seu pé. Caso isso não ocorra, você precisa de uma nadadeira de mergulho autônomo com numeração maior.

Equipamento de Mergulho Autônomo Scuba

Apesar dos equipamentos de mergulho no mar estarem por aí a mais de 50 anos, é relativamente recente sua evolução para o sistema integrado e confortável que temos hoje, chamado kit de mergulho scuba. O equipamento de mergulho autônomo moderno consiste de 3 componentes básicos que, quando montados, funcionam como uma só unidade:

  • colete equilibrador
  • cilindro
  • regulador
equipamento de mergulho autonomo
mulher utilizando equipamento de mergulho autônomo completo

Não fazem parte dos equipamentos para mergulho autônomo, mas sim dos acessórios os seguintes itens: lanterna, bota, luva, faca, câmera, calça, meia de mergulho, sapatilha, sino, camisa e macacão de mergulho. No caso de lanternas e relógio de mergulho, costumam ser utilizadas à noite ou em águas mais profundas como equipamento de mergulho profissional e não recreativo.

Colete de mergulho equilibrador

O colete de mergulho equilibrador permite a você ajustar sua flutuabilidade adicionando ou liberando ar. Hoje, sem dúvidas, o modelo de colete equilibrador mais comum é em forma de jaqueta, e você veste tal equipamento de mergulho autônomo como uma capa sem mangas.

colete de mergulho equilibrador
mergulhadora ajustando seu colete de mergulho equilibrador

Todos os coletes de mergulhadores autônomos modernos possuem uma traqueia infladora-defladora larga para fácil adição ou liberação de ar. Um mecanismo inflador de baixa pressão com botão controlador de apertar e uma válvula de alívio de pressão para que o colete de mergulho no mar não estoure se inflado demais.

Lembre-se de escolher um colete equilibrador para mergulhar que seja do seu tamanho, ajustável com ampla flutuabilidade para você e seus outros equipamentos de mergulho autônomo. Muitos mergulhadores preferem coletes com sistemas de lastro integrado, que eliminam o cinto de lastro para mergulho separado.

Como usar o colete equilibrador e higienizá-lo

Para usar esse equipamento de mergulho autônomo, você precisa ajustá-lo de modo que ele vista adequadamente sem ficar muito apertado. Depois é necessário inflar o colete equilibrador para mergulho autônomo a fim de se certificar que, estando inflado, não ficará apertado.

Após ter mergulhado, enxague seu colete e todos os acessórios para mergulho com água doce . Lembre-se de que é preciso enxaguá-lo por dentro, mas só encha-o com aproximadamente 1/3 de água doce e complete com ar. Movimente a água dentro dele e então drene-a completamente através da traqueia do deflagrador. Finalizando, deixe seu colete de mergulho secar e infle-o parcialmente, depois pode guardá-lo.

Cilindros e válvulas de mergulho

Obviamente, parte do equipamento de mergulho autônomo, seu cilindro guarda o ar comprimido que você respira sob a água, ou seja, não é um cilindro de oxigênio para mergulho autônomo. Trata-se de um cilindro de alta pressão feito de alumínio ou aço com uma válvula que controla o fluxo de ar para dentro ou fora do cilindro.

cilindro de oxigenio para mergulho autonomo
mergulhador com cilindro de ar comprimido e trajes de mergulho

No equipamento completo de mergulho com cilindro, você pode identificar válvulas como torneiras YOKE, onde o regulador encaixa na torneira pelo primeiro estágio. Há também as torneiras de sistema DIN, quando o regulador atarracha dentro da torneira, estas são menos comuns e suportam pressões um pouco mais altas.

  • Todas as conexões do regulador com cilindro de mergulho requerem um o’ring, sem o qual não há vedação do ar. Procure o o’ring na frente das torneiras Yoke ou no regulador de seu equipamento de mergulho autônomo se você usa o sistema DIN.
  • Seu cilindro vem pré-montado, e você só precisa recarregá-lo no centro de mergulho local ou resort NAUI com ar puro, seco e comprimido. É importante saber que que você nunca deve carregar seu cilindro com oxigênio para mergulho recreativo.
  • Já que o cilindro de mergulho no mar mantém ar sob pressão, você deve manuseá-lo com cuidado. Além de enxaguá-lo com água doce após cada uso, você tem algumas considerações extras com a manutenção do cilindro.

A torneira deste equipamento de mergulho autônomo deve abrir e fechar suavemente, caso contrário procure os serviços do seu centro de mergulho autônomo ou resort. Sempre abra e feche a torneira com calma, sem apertá-la muito. Nunca esvazie completamente o seu cilindro para mergulho autônomo, mas sempre deixe pelo menos alguma pressão para evitar a entrada de umidade ou agentes contaminantes.

Regulador de mergulho autônomo

Um regulador de mergulho permite a você respirar sob a água, reduzindo a alta pressão do cilindro para uma pressão igual a do ambiente e liberando ar somente enquanto você inspira. Devido ao fato deste equipamento de mergulho autônomo liberar ar somente enquanto você inala, em alguns locais os reguladores são chamados de válvula de demanda.

regulador de mergulho
regulador de mergulho autônomo com manômetro submersível

Seu regulador de mergulho no mar é um dispositivo simples e confiável, com poucas peças móveis.

  • O primeiro estágio encaixa na torneira e reduz o ar do cilindro para uma pressão intermediária.
  • O segundo estágio reduz esta pressão intermediária para a do ambiente, permitindo a você respirar facilmente.

O regulador de mergulho autônomo também tem um manômetro submersível, que informa a você quanto ar você tem. Integrado ao equipamento de mergulho autônomo, o manômetro possui um segundo estágio adicional com uma mangueira mais longa, chamada fonte alternativa de ar, a qual você aprenderá a usar para compartilhar ar com outro mergulhador. Há também uma mangueira com uma extremidade que acopla ao inflador de baixa pressão de seu colete equilibrador.

  • Após cada uso, enxague seu regulador de mergulho com água doce.
  • Coloque o protetor do primeiro estágio para evitar que a água entre.
  • Enxague-o gentilmente e não aperte o botão de purga, que pode causar a entrada de água pela mangueira até o primeiro estágio.

Seu regulador assim como o equipamento de mergulho autônomo completo precisa de uma revisão anual, feita por um profissional qualificado, para mantê-lo lubrificado e ajustado corretamente, além de substituir peças desgastadas.

Manômetro Submersível

O manômetro de pressão informa quanto ar você tem durante o mergulho autônomo, evitando que você fique sem ar e, portanto, obviamente é um equipamento obrigatório. Manômetros são parte do traje de mergulho no mar e vão desde simples mostradores mecânicos até instrumentos eletrônicos que juntos compõem um computador de mergulho.

manometro de pressao
manômetro de pressão com regulador para mergulho autônomo

Quanto a este equipamento de mergulho autônomo, é importante estar ciente de que alguns manômetros de pressão não possuem mangueiras. Neste caso, o manômetro de pressão usa um transmissor no primeiro estágio para enviar informações sobre o suprimento de ar ao computador em seu pulso.

Uma das diretrizes de segurança ao mergulho autônomo recreativo é que você jamais mergulhe sozinho(a) – mesmo em águas confinadas, o mergulho é feito em dupla. Parceiros ajudam um ao outro e aumentam a segurança, ajudando a checar cada equipamento de mergulho autônomo antes de entrar na mar, lembrando um ao outro sobre o ar, profundidade e limite sobre a água.

O sistema de mergulho autônomo em dupla é importante pela praticidade de segurança e diversão, estando prontos para prestar assistência na rara eventualidade de uma emergência. Você e o seu parceiro tem uma responsabilidade sobre o outro enquanto ambos mergulham no oceano, mas isso não significa que você não possa se divertir ao mesmo tempo!

Compartilhe

Venha para a Galeão Sacramento

  • Av. Sete de Setembro, 3835. Loja 08, Centro Comercial Porto da Barra, Barra, Salvador-BA
  • 71 99637-7171 Vivo (whatsapp)
  • 71 99272-3885 Tim (whatsapp)
  • 71 98763-1172 Oi
  • 71 98184-5870 Claro
  • 71 3264-2065
  • contato@galeaosacramento.com.br

Solicite já o contato de um de nossos instrutures.

1
×
Se tiver dúvidas, pode me chamar!