Mergulho Autônomo: 5 Dicas Essenciais para Iniciantes

Se você está iniciando no mergulho autônomo Scuba, nesta matéria da Galeão Sacramento trouxemos as 3 habilidades e 2 dicas mais importantes para mergulhar do modo correto e seguro. Somos a melhor operadora de mergulho em Salvador, Bahia, e ficamos felizes em compartilhar um pouco de nossa experiência e conhecimento obtido com certificação da NAUI.

Mergulho Autônomo Recreativo: 5 Dicas Essenciais

Quando você mergulha pela primeira vez, é necessário ter um treinamento prévio e aprender técnicas de mergulho básicas que garantirão sua segurança no oceano. A seguir, saiba quais são as dicas obrigatórias e fáceis para realizar no seu mergulho de batismo e em todas as vezes que você estiver mergulhando.

Jamais prenda a respiração

A primeira coisa que você precisa saber quando estiver debaixo d’água é NUNCA prender a respiração. Para evitar que isso aconteça e não prender o fôlego, sopre um fluxo constante de bolhas quando estiver sem o regulador na boca (vide imagem abaixo), depois coloque o regulador e respire normalmente, de forma contínua.

mergulhador-soltando-bolhas-com-regulador-na-mao
demonstração de como respirar sem o regulador no mergulho autônomo

Equalize os ouvidos

A segunda dica de mergulho autônomo que você precisa saber é: quando estiver descendo ao fundo do mar, é preciso equalizar os ouvidos devido à pressão da água.

equalizacao dos ouvidos em mergulho autonomo
equalização dos ouvidos em mergulho autônomo recreativo

A equalização em mergulho autônomo é simples: bloqueie o nariz com a boca fechada e sopre até sentir ambos os lados de suas trompas de Eustáquio “estalarem”.

Limpar a máscara de mergulho embaixo d’água

Há três habilidades que são muito importantes quanto ao mergulho autônomo no mar, então atente-se a elas.

escola de mergulho sinais embaixo d'água
instrutor de mergulho e turistas aprendendo a mergulhar

A primeira é ser capaz de limpar sua máscara caso entre um pouco de água dentro dela. Além disso, se a máscara de mergulho scuba ficar embaçada, você pode deixar deixar um pouco de água entrar nela e depois executar o procedimento de limpeza.

Limpeza e hidratação do regulador e boca

A segunda habilidade no mergulho autônomo recreativo é limpar o regulador e hidratar sua boca. Quando você mergulha no mar, a boca pode ficar seca, então é só tirar o regulador (sem prender a respiração), colocar um pouco de água na boca, “cuspi-la” e depois colocar o regulador de novo.

Flutuabilidade no mergulho autônomo

A terceira habilidade mais importante que você vai usar em cada mergulho scuba é neutralizar sua flutuabilidade. Mais abaixo, veja como realizar o procedimento indispensável no mergulho recreativo com equipamento scuba!

Enquanto na superfície e com o dispositivo de compensação da flutuação inflado (colete equilibrador), você estará positivamente dinâmico e, portanto, flutuará. Contudo, ao mergulhar, você libera o ar da mochila de mergulho equilibradora e começa a descer, tendo que adicionar um pouco de ar a fim de neutralizar a flutuabilidade.

Essas são as duas teorias e três habilidades importantíssimas no que diz respeito ao mergulho autônomo, mas não se preocupe porque na Galeão Sacramento você aprenderá tudo isso com nossos excelentes instrutores. Quando estiver de viagem na Bahia, venha conhecer a escola de mergulho em Salvador e você se surpreenderá com esse esporte aquático tão incrível.

Compartilhe

Venha para a Galeão Sacramento

  • Av. Sete de Setembro, 3835. Loja 08, Centro Comercial Porto da Barra, Barra, Salvador-BA
  • 71 99637-7171 Vivo (whatsapp)
  • 71 99272-3885 Tim (whatsapp)
  • 71 98763-1172 Oi
  • 71 98184-5870 Claro
  • 71 3264-2065
  • contato@galeaosacramento.com.br

Solicite já o contato de um de nossos instrutures.

1
×
Se tiver dúvidas, pode me chamar!