Tabela de Mergulho: Entenda como Funciona!

Quer saber o que é uma tabela de mergulho e para que serve? Então neste post você vai conferir os principais detalhes a respeito deste instrumento de mergulho autônomo. Entenda como funciona o cálculo de descompressão utilizando a tabela para mergulho NAUI e tire suas dúvidas quanto profundidade, ao tempo de parada obrigatória, duração do(s) mergulho(s) e outros detalhes!

Tabela de mergulho: para que serve

A finalidade da tabela para mergulho no mar, em suma, é informar aos mergulhadores quanto tempo podemos, em minutos, permanecer em segurança a uma determinada profundidade na água. Uma tabela de mergulho autônomo pode ser utilizada tanto quando se mergulha apenas uma vez ao dia quanto em mergulhos repetitivos (ou múltiplos).

tabela de mergulho naui
tabela de mergulho NAUI

No gráfico ou tabela de descompressão para mergulho NAUI existem 3 (três) quadros:

  • uma tabela na parte superior à direita
  • outra tabela abaixo, no canto inferior direito
  • e uma tabela à esquerda na parte inferior

Há também na tabela de mergulho, na parte de cima, no lado esquerdo, um tipo de fluxograma, conectando por setas o terceiro quadro com o primeiro. Você pode observar as siglas RNT (tempo de nitrogênio residual), ADT (tempo atual de mergulho) e TNT (tempo total de nitrogênio).

Tabela de mergulho: como funciona

O primeiro quadro disponível na parte de cima da tabela de mergulho NAUI e, se você vai mergulhar apenas uma única vez, é o que você deve consultar. Na primeira coluna, encontra-se a profundidade, listada dos 12 até 40 metros. A partir da terceira coluna, começando em 5 minutos, temos o tempo máximo de mergulho (30 minutos) e o tempo mergulhando que requer descompressão.

Suponhamos que você mergulhe a uma profundidade de 18 metros. De acordo com a tabela de mergulho NAUI, você poderá permanecer na água por até 55 minutos e, obviamente, quanto mais fundo você mergulhar, menos tempo você deve permanecer lá embaixo.

A última coluna do primeiro quadro de cima da tabela de descompressão para mergulho contém dois números, os quais fazem referência ao tempo de mergulho exigindo descompressão e quantos minutos são necessários na parada obrigatória.

Quadro 2: tempo de intervalo na superfície

É o quadro localizado abaixo da tabela de profundidade e minutos superior, formando o “grupo de letras para fim de mergulho”.

A = 5 minutos
B = 15 minutos
C = 25 minutos
D = 30 minutos
E = 40 minutos
F = 50 minutos
G = 70 minutos
H = 80 minutos
I = 100 minutos
J = 110 minutos
K = 130 minutos
L = 150 minutos

Na tabela de mergulho, o grupo de pressão está relacionado ao nitrogênio residual armazenado no corpo.

tabela de mergulho tempo de intervalo na superficie
tabela 2: tempo de intervalo na superfície A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L

Olhando a tabela, podemos ver que um mergulho de 12 metros por 5 minutos está categorizado no grupo de pressão A. Perceba na tabela de descompressão de mergulho que cada letra no grupo de mergulho contém as informações sobre o tempo de intervalo entre os mergulhos (todos possuem 0:10, dez minutos) até o máximo de 24 horas na superfície.

Quadro 3: nitrogênio residual e número de mergulhos

O terceiro quadro da tabela para mergulho NAUI apresenta o novo grupo de letras após o tempo de descanso na superfície – isso porque o nitrogênio residual, agora, já diminuiu em seu corpo. Novamente, na tabela de mergulho descompressivo, temos na linha de cima a profundidade tabelada (em metros e pés), portanto caso você mergulhe 12 metros, poderá ficar por no máximo 123 minutos mergulhando.

tabela de mergulho nitrogenio residual
tabela 3: nitrogênio residual (novo grupo) e número de mergulhos

Obs.: a tabela para mergulho profissional NAUI recomenda evitar mergulhos repetitivos a partir dos 30 metros (100 pés) de profundidade.

tabela de mergulho download

Compartilhe

Venha para a Galeão Sacramento

  • Av. Sete de Setembro, 3835. Loja 08, Centro Comercial Porto da Barra, Barra, Salvador-BA
  • 71 99637-7171 Vivo (whatsapp)
  • 71 99272-3885 Tim (whatsapp)
  • 71 98763-1172 Oi
  • 71 98184-5870 Claro
  • 71 3264-2065
  • contato@galeaosacramento.com.br

Solicite já o contato de um de nossos instrutures.

1
×
Se tiver dúvidas, pode me chamar!