Tudo Sobre Mergulho

Nesta página você vai saber tudo sobre mergulho no mar, tirando suas dúvidas e se informando quanto à flutuabilidade, pressão do ar e da água, equalização dos ouvidos, e muito mais. Veja também o que é bloqueio reverso, informações a respeito dos equipamentos de mergulho autônomo, como usar máscara com snorkel e outros detalhes neste conteúdo da escola de mergulho em Salvador Galeão Sacramento!

Tudo sobre mergulho: a flutuabilidade

Para que você saiba tudo sobre mergulho autônomo, será necessário discorrer a respeito da flutuabilidade. Você já imaginou por que um grande navio de aço flutua e uma pequena moeda afunda? A razão é que a água mantém um objeto flutuando com a força igual ao peso da água que ele desloca, então se um objeto pesa menos que a água que ele desloca, ele irá flutuar (flutuabilidade positiva).

flutuabilidade mergulho
Por que um navio flutua e uma moeda afunda? flutuabilidade positiva e negativa

Se o objeto, porém, pesa mais que a água que ele desloca, ele irá afundar e chamamos esse estado de flutuabilidade negativa. Caso o peso do objeto for igual ao da água deslocada, ele nem flutua, nem afunda. Chamamos esse estado de flutuabilidade neutra.

Em relação a tudo sobre mergulho autônomo, você aprenderá a controlar sua flutuabilidade usando o colete equilibrador e o sistema de lastro, levitando de maneira neutra quase como um astronauta sem peso – ou flutuando positivamente na superfície, economizando energia e descansando.

A pressão do ar x pressão da água

Em cada aula de mergulho, falamos que o ar constantemente exerce pressão sobre nosso corpo e é importante entender isso ao abordarmos tudo sobre mergulho. Se você já andou contra o vento forte, você já sentiu sua força, demonstrando que o ar exerce mesmo pressão, certo?!

pressao do ar e agua tabela
tabela da pressão da água conforme a profundidade do mergulho no mar

Bem, a pressão do ar é simplesmente o peso do ar causado pela gravidade, mantendo a atmosfera contra a Terra. No nível do mar podemos chamar esta pressão de uma atmosfera ou 1 bar. A água também tem peso e exerce pressão: 10 metros de água salgada exercem a mesma pressão que uma atmosfera de ar, assim sendo:

  • A 10 metros (33 pés de água) a pressão é de 2 atmosferas (ou bar), sendo uma de ar e uma de água.
  • A 20 metros (66 pés), a pressão é de 3 atmosferas ou bar.
  • A 30 metros (99 pés) a pressão é de 4 bar e assim por diante.

Continuando a explicar tudo sobre mergulho em Salvador, você não sente pressão na maior parte do seu corpo porque somos constituídos principalmente de água, que é incompressível. O ar, contudo, é compressível e por isso a gente sente a mudança de pressão nos espaços aéreos corporais – quase igual sentimos as mudanças de pressão nas orelhas e seios da face no avião.

Como as mudanças de pressão afetam o volume de ar

Quanto a como mergulhar no mar, se você descer como um recipiente flexível ou aberto, o ar é comprimido – e o volume se comprime proporcionalmente à pressão. Por exemplo, em se tratando de tudo sobre mergulho, com a pressão de 2 atmosferas (ou bar) a 10 metros (33 pés), o volume de gás é metade do que era na superfície. A 3 atmosferas 20 metros (66 pés) é um terço e assim sucessivamente.

tabela de mergulho profundidade pressao volume e densidade do ar
tabela de mergulho: profundidade, pressão, volume e densidade do ar

Note que todo o ar ainda está lá, ele somente está comprimido em uma área menor – a densidade do ar também segue a pressão.

ar comprimido em garrafa pet no fundo do mar
garrafa plástica cheia de ar comprimido em mergulho no fundo do mar

Para manter o mesmo volume à medida que você desce, é preciso adicionar ar para compensar a redução de volume. Este é o princípio por trás da equalização.

equalizacao descompressao
ar expandindo dentro da garrafa plástica enquanto os mergulhadores sobem à superfície

Obviamente que isso funciona no caminho inverso, ou seja, ar expande conforme você sobe e a pressão diminui. Se você diminuir a pressão pela metade, por exemplo, subindo de 10 metros (33 pés) à superfície, o volume de ar dobrará, então se você equalizou o volume, adicionando ar durante a descida, é preciso liberar parte de ar em expansão durante a subida para manter o mesmo volume.

balao fechado e garrafa plastica subindo a superficie do mar
balão fechado expandindo e garrafa plastica “equalizada” subindo à superfície do mar

A área em um recipiente fechado como um saco ou balão irá expandir o recipiente até estourá-lo caso o mesmo não acomode o ar em excesso. Este é um conceito importante quando o tema é tudo sobre mergulho e será abordado a seguir. Agora vejamos como a relação pressão x densidade se aplica aos espaços aéreos do corpo (orelha, seios da face e máscara).

Equalização e os efeitos do aumento da pressão

Durante a descida, a pressão empurra os tecidos para dentro dos espaços aéreos à medida em que o ar é comprimido. Para prevenir a compressão, você adiciona ar aos espaços aéreos enquanto desce (equalização dos ouvidos).

mergulho compressao equalizacao
conceito de compressão e equalização dos ouvidos no mergulho autônomo

Algo básico referente a tudo sobre mergulho no mar é que você equaliza as suas orelhas e seios da face, soprando gentilmente contra as narinas bloqueadas. Você pode também mover a mandíbula de um lado para o outro ou engolir. Equalize frequentemente enquanto desce antes de sentir desconforto – a ideia é ser proativo, pois quando você equaliza o suficiente, você não sente desconforto.

equalizacao dos ouvidos em mergulho autonomo
equalização dos ouvidos em mergulho autônomo: mergulhador apertando as narinas

Se não conseguir equalizar, suba um pouco e tente novamente. Se você ainda não equalizou, aborde o mergulho e nunca tente equalizar usando força ou por muito tempo, pois isso pode causar lesões sérias no ouvido. Você equaliza sua máscara de mergulho simplesmente exalando ar pelo nariz. Se você esquecer, você sentirá a máscara apertar como se ela sugasse seu rosto.

CUIDADO: Bloqueios causados por resfriados podem obstruir passagens de ar, tornando a equalização difícil ou impossível. Por isso, ainda que você saiba tudo sobre mergulho autônomo, nunca mergulhe resfriado(a) ou durante uma crise alérgica, ainda que você utilize medicamentos que limpam as vias aéreas porque o efeito dos mesmos pode passar durante o mergulho, criando problemas de equalização enquanto você sobe e ainda podem ter outros efeitos indesejáveis como sonolência.

Os efeitos da diminuição da pressão

A diminuição da pressão tem algumas consequências às quais você precisa estar atento, especialmente referente aos seus pulmões e este é assunto imprescindível ao falar de tudo sobre mergulho em Salvador. Quando você desce e sobe segurando a respiração sem equipamento de mergulho autônomo, mudanças de pressão têm pequeno efeito: o ar em seus pulmões comprime enquanto você desce e re-expande quase ao volume normal quando chega à superfície.

mergulhadores com equipamento scuba sinal de ok
mergulhadores com equipamento scuba sinalizando com as mãos

Contudo, quando você está usando equipamento de mergulho autônomo, é uma outra história: o equipamento permite a você respirar embaixo d’água, liberando ar à pressão ambiente. Isso significa que seus pulmões atingem o volume normal, enquanto você respira no fundo do mar.

Quem já entendeu tudo sobre mergulho autônomo está ciente de que, enquanto você respira normalmente e mantém as vias aéreas abertas, não há problemas. Entretanto, se você prendesse sua respiração e subisse, o ar aprisionado em seus pulmões, iria hiper expandi-los como um saco fechado ou um balão cheio no fundo e levado à superfície.

De fato, o ar em expansão pode causar hiperexpansão pulmonar ou ruptura, a mais grave lesão que pode acontecer a um mergulhador. Por esta razão, a regra mais importante no mergulho autônomo é respirar continuamente e nunca prender a respiração.

dois mergulhadores com equipamento scuba
dois mergulhadores com equipamento scuba soltando bolhas pelo regulador

Mesmo mudanças sutis de pressão como 1 metro podem causar hiperexpansão pulmonar e isso pode forçar ar na corrente sanguínea e cavidade torácica, podendo levar à paralisia e morte. Mas enquanto essas são consequências sérias, também são facilmente evitáveis – simplesmente respire de forma contínua sem prender a respiração enquanto mergulha. Equalize seus pulmões com a pressão ambiente constantemente, evitando a hiperexpansão pulmonar.

Aprendendo tudo sobre mergulho, você verá que é importante superar qualquer tendência natural de prender a respiração mesmo em águas rasas, respirando continuamente. Quando você praticar alguma habilidade que requeira a retirada do regulador, você soltará bolhas de forma lenta e constante para que não prenda a respiração, mesmo estando sem o regulador.

Bloqueio Reverso

Outros espaços aéreos geralmente não apresentam dificuldades quando você sobe porque o ar em expansão é liberado facilmente, mas de vez em quando o mergulhador experimenta um bloqueio reverso. Concernente a tudo sobre mergulho, entenda que isso acontece em suas orelhas ou seios da face quando uma obstrução bloqueia o ar em expansão, impedindo sua saída durante a subida.

bloqueio reverso mergulho no mar
mergulhador fazendo manobra de equalização devido a bloqueio reverso no fundo do mar

A dica, portanto é: se você sentir desconforto causado por bloqueio reverso, pare ou diminua a sua subida e desça um pouco se necessário. Dê ao ar bloqueado tempo para encontrar sua saída e suba mais devagar.

Os efeitos do aumento da densidade do ar

Como você aprendeu ao falarmos tudo sobre mergulho autônomo, quando o ar é comprimido, ele fica mais denso. Por exemplo, a 20 m (66 pés), a pressão é de 3 atmosferas, então determinado volume de ar tem 3 vezes mais moléculas de ar que o mesmo volume teria na superfície.

Equipamentos de mergulho lhe fornecem ar e pressão ambiente, então a 20 metros (66 pés) você usa seu ar 3 vezes mais rápido que na superfície. Todos os outros fatores sendo iguais, quanto mais fundo você mergulha, mais rápido você usa o seu ar. Portanto, lembre-se: respire lentamente, profundamente enquanto mergulha, poupe energia e não se esforce demais.

Equipamentos de mergulho autônomo

Os modernos equipamentos de mergulho adaptam você ao mundo subaquático. Esta é a razão pela qual entendê-los e possuí-los é parte da diversão e tudo sobre mergulho que você tem a usufruir. O seu instrutor NAUI o ajudará a escolher e ajustar o equipamento que você usará e no qual você investirá, recorrendo a uma empresa de mergulho, onde adquirir:

  • Máscara de mergulho
  • Snorkels
  • Sistema Scuba (colete equilibrador, cilindro, regulador)
  • Cilindros e válvulas de mergulho
  • Reguladores
  • Manômetro Submersível

Saiba mais sobre os equipamentos de mergulho autônomo clicando aqui. E agora que você está por dentro de tudo sobre mergulho no mar, entre em contato e venha mergulhar com a Galeão Sacramento!

1
×
Se tiver dúvidas, pode me chamar!