Se você sempre teve vontade de curtir a sensação maravilhosa debaixo d’água e estar em contato com a flora e fauna marinhas, confira estas dicas para realizar o seu mergulho de batismo. Com toda segurança e muita emoção, a todos que dizem “quero mergulhar”, veja agora tudo sobre mergulho pela primeira vez e tire suas principais dúvidas relacionadas ao ramo de mergulhadores amadores e profissionais!
Quero mergulhar: o que é necessário?
Para que você tenha como mergulhar, é preciso procurar por uma escola de mergulho autônomo recreativo, pois só assim você terá toda segurança necessária quando estiver mergulhando – esse seria o primeiro passo. No caso da Galeão Sacramento, você que tem dito “quero mergulhar” se sentirá em uma academia de mergulho em Salvador, um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil – somos uma empresa facility da credenciadora NAUI, órgão de autoridade máxima em se tratando dos diversos tipos de mergulho através da educação.
Quem está procurando por empresas de mergulho na Bahia, pode ter certeza de que a Galeão Sacramento é o lugar ideal e que realmente proporciona um ambiente seguro onde será ensinado tudo sobre mergulho autônomo antes de você entrar na água. De fato, não basta dizer “quero mergulhar”, mas sim ter aula de mergulho no mar a fim de curtir ao máximo o seu passeio subaquático, uma aventura que se tornará inesquecível em sua mente e na vida das demais pessoas que estiverem mergulhando com você.
Quem não sabe nadar pode mergulhar?
Está aí uma dúvida que não é só você que possui, mas a maioria das pessoas, principalmente quem não desenvolveu a habilidade da natação: quero mergulhar, mas não sei nadar, posso? É claro que você pode sim! Ao chegar em nossa escola de mergulho em Salvador, você será instruído por profissionais com formação na área e totalmente capacitados para orientá-lo(a) quanto a como mergulhar por meio de uma aula teórica com vinte minutinhos de duração.
Além da teoria sobre mergulho, você receberá:
- explicação a quaisquer dúvidas a respeito de mergulhar
- adaptação em água (treinamento preparatório pré mergulho)
- acompanhamento de instrutor durante toda a atividade
Em suma, é por isso que você não precisa saber nadar para mergulhar, então pode ficar bem tranquilo(a) e apenas aproveitar enquanto um mergulhador profissional te acompanha embaixo d’água.
Quanto tempo dura o mergulho de batismo?
A duração média do cilindro de ar comprimido é de 50 minutos, portanto o mergulho dura quarenta minutos, garantindo um passeio no mundo subaquático marinho completo a você que decidiu “quero mergulhar” e passar meia hora no fundo do mar. Lembrando que todos os que mergulham recebem instruções acerca de sinais, indicando se está tudo bem e caso seja preciso interromper o mergulho, basta sinalizar que voltamos à superfície.
Para mergulhar existem restrições/recomendações?
Zelando pela prática segura do mergulho, existem sim restrições e recomendações, sendo as seguintes:
- a idade mínima é a partir dos dez anos
- não é permitido o mergulho caso você esteja resfriado(a)
- gestantes não podem mergulhar
É importante quando eu quero mergulhar estar atento(a) a estes detalhes, mas desde que você esteja em condições que não se encaixem nas listadas acima, seu mergulho está garantido.
Obs.: após ter mergulhado, se for andar de avião, marque o voo para 12 (doze) horas depois do mergulho.
Você não paga nada pelo kit para mergulho, tendo acesso a:
- colete
- lanterna
- lastro
- roupa de neoprene
- óculos de mergulho com respirador
Outros acessórios e materiais de mergulho são:
- bota de mergulho
- câmera
- sapatilha
- luva
- nadadeiras para mergulho (pé de pato)
Nem todos os itens citados são necessários em se tratando do mergulho de batismo, mas isso tudo você verá com calma na Galeão Sacramento.
É comum fazer parte do material de mergulho livre (apneia):
- aparelho regulador de mergulho
- relógio profissional
- máscara snorkel para mergulho
Já no curso de mergulho autônomo recreativo, caso você opte por fazê-lo, há o equipamento scuba completo. É indicado quando a pessoa diz “quero mergulhar de modo mais radical”, buscando maior profundidade, ou seja, um mergulho profundo em alto mar e não o de batismo.